Direção Geral - Espirito Santo

Os quatro seres viventes

Os quatro seres viventes

Apocalipse: os quatro seres viventes

O Senhor Jesus é o Único capaz de levar o ser humano ao Céu

 

"... e também, no meio do trono e à volta do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás. O primeiro ser vivente é semelhante a leão, o segundo, semelhante a novilho, o terceiro tem o rosto como de homem, e o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voando.

E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, Aquele que era que é e que há de vir." Apocalipse 4.6-8

Considerando que estes quatro seres viventes estão no meio do trono, à volta dEle e junto de Deus, então é possível que sejam quatro características do próprio Deus. Vejamos:

1) O primeiro ser vivente é semelhante ao leão. Ora, sabemos que o leão é uma figura da majestade, da força e do poder criador de Deus. Simboliza o Senhor Jesus.

Sim, porque Ele é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. DEle, por meio dEle e para Ele são todas as coisas, conforme está escrito: "Porque dEle, e por meio dEle, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém!" (Romanos 11.36).

O Evangelho de Mateus apresenta o Senhor Jesus como o Leão da tribo de Judá, e o autor da epístola aos judeus cristãos também escreveu:

"Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do Seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-Se à direita da Majestade, nas alturas." Hebreus 1.3

2) O segundo ser vivente é semelhante a um novilho. A figura do novilho significa que Deus entrega a Sua força e o Seu poder em sacrifício, pois Ele mesmo Se deixou sacrificar, por intermédio de Jesus Cristo.

O Evangelho de Marcos apresenta o Senhor Jesus como o Servo que Se fez sacrifício pelo pecado, tendo o novilho como animal sacrificial.

3) O terceiro tem o rosto tal qual o de um homem. Isso é uma figura da humilhação e renúncia da glória do Senhor ao vir a este mundo.

O Evangelho de Lucas apresenta o Senhor Jesus como Filho do Homem. O apóstolo Paulo, dirigido pelo Espírito Santo, escreveu:

"antes, a Si mesmo Se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-Se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a Si mesmo Se humilhou, tornando-Se obediente até à morte e morte de cruz." Filipenses 2.7,8

 4) Por fim, o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voando. A figura da águia voando lembra a glória da conquista dos ares.

Assim é o Senhor Jesus Cristo, pois, depois da Sua morte e ressurreição, tomou posição de exaltado e glorificado, assentando-Se à direita do Deus-Pai. O Evangelho de João apresenta o Senhor Jesus como o Único capaz de levar o ser humano ao Céu.

Os quatro seres viventes, portanto, mostram como Deus Se inclina, fala e Se entrega pelo mundo. Estes seres viventes, embora com características de Deus, aqui se manifestam como querubins.

Eles têm asas, demonstrando com isso que Deus age em todos os lugares e ininterruptamente. Também o profeta Ezequiel os viu com asas indo por todas as direções.

Isso significa que Deus está em todos os lugares, ou seja, que Ele é onipresente. Não existe lugar neste mundo, tampouco qualquer coração por mais escuro que seja em que a mão misericordiosa de Deus seja incapaz de agir.

As asas dos querubins estão cheias de olhos, ao redor e por dentro, significando que não há nenhum espaço, por menor que seja, quer nos Céus quer na Terra, que esteja fora do alcance dos olhos de Deus, pois Ele é onisciente e tudo vê.

Apesar de ser onipotente onipresente e onisciente - e só Ele o é - vestido de glória indescritível, mesmo assim Deus Se preocupa com o ser humano, e por isso diz:

"Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos." Isaías 57.15

(*) Trecho retirado do livro "Estudo do Apocalipse", do bispo Edir Macedo